A imunização contra a gripe e contra o sarampo, disponível em todas as Unidades de Saúde do município, está com procura muito baixa, segundo dados tabulados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em relação à vacina contra a gripe, por exemplo, dentre os grupos prioritários, apenas os profissionais de saúde e idosos ultrapassaram 50% de cobertura vacinal. Sendo que, entre os idosos, apenas 53,2% se imunizaram.
Entre as crianças, apenas 12,4% foram imunizadas. Já professores, puérperas (mulheres que deram a luz a até 45 dias), gestantes, e pessoas com comorbidades tem cobertura de vacina de menos de 5% do público estimado.
A vacina contra o sarampo também tem procura baixa e menos de 9% das crianças que fazem parte do público alvo foram imunizadas.
As duas doenças podem ocasionar casos graves nos grupos de risco, são transmitidas por via área e a vacina é a melhor forma de prevenção.
A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural das 8h às 12h e das 14h às 18h, exceto as unidades do Centro e do Vale dos Sonhos que realizarão a vacinação apenas das 8h às 12h.
Públicos alvo
A vacina contra a gripe, nesta etapa, é destinada a idosos a partir dos 60 anos de idade e trabalhadores do setor da saúde, crianças, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, indígenas, agentes de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiro urbano e de longo curso (motoristas e cobradores), população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com deficiência permanente.
Já a vacinação contra o sarampo será destinada aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos de idade.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 24°
Chuvas esparsas