A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou sentir-se desamparada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto enfrenta decisões judiciais que podem afetar seu futuro político. A declaração foi feita em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo neste domingo (30), onde Zambelli mencionou a falta de apoio de Bolsonaro diante dos recentes desdobramentos judiciais.
Na última segunda-feira (24), durante entrevista a um podcast, Bolsonaro comentou que o episódio da perseguição armada em 2022 prejudicou sua campanha para reeleição. Em resposta, Zambelli disse apoiar o ex-presidente desde 2013 e esperava solidariedade neste momento. Segundo ela, outras pessoas também se distanciaram de Bolsonaro em situações semelhantes.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar Zambelli a cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, em razão do episódio em que perseguiu um homem armado nas ruas de São Paulo, véspera do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. No entanto, o ministro Kassio Nunes Marques pediu vista, adiando a decisão final.
Paralelamente, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou a inelegibilidade de Zambelli por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições. Apesar disso, ela permanece no cargo enquanto recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Zambelli reconheceu que o caso afetou a campanha de Bolsonaro, mas afirmou que não foi decisivo para a derrota. A deputada também revelou que enfrenta problemas emocionais desde 2022 em decorrência do episódio e considerou as declarações de Bolsonaro um peso adicional em sua situação.
POLÍTICA Licença-paternidade é avanço, mas ainda é desigual no cuidado infantil
POLÍTICA Campo progressista não pode romantizar segurança, diz Contarato
PL DO TERRORISMO Rotular facções como terroristas não combate crime, diz Randolfe
MINERAÇÃO “Enquanto o minério é finito, o futuro é infinito”, diz prefeita Josemira durante palestra na Exposibram 2025
DIREITO DAS MULHERES Câmara aprova “licença menstrual” que prevê afastamento por 2 dias
POLÍTICA Ex-diretor do INSS nega vínculo político em depoimento à CPI Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado

Mundo dos Famosos Registro raro do Google Maps mostra Marília Mendonça jovem; veja
Bastidores da Política Licença-paternidade é avanço, mas ainda é desigual no cuidado infantil
Mundo dos Esportes Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta! 

