Sexta, 18 de Abril de 2025 20:42
5594991038113
Cidades ATENÇÃO!

Prefeitura de Canaã dos Carajás reforça cuidados com alta proliferação de lesmas e caramujos durante o inverno amazônico

Animais podem transmitir doenças como meningite e esquistossomose

16/04/2025 06h30 Atualizada há 2 dias
Por: Redação Plantão Fonte: ASCOM/PMCC
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Entre dezembro e maio, a região norte registra os maiores índices de chuva, período conhecido como inverno amazônico, a alta umidade e as chuvas intensas criam condições ideais para o aumento na proliferação de lesmas e caramujos. A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Saúde, reforça algumas medidas a serem tomadas.

Segundo coordenador de vigilância em saúde Douglas Pacheco, a situação exige atenção redobrada da população, especialmente quanto à presença do caramujo africano (Achatina fulica), espécie transmissora de zoonoses. As principais doenças associadas a esses animais são a meningite eosinofílica e a esquistossomose, também conhecida como barriga d’água. A meningite eosinofílica é provocada pelo verme Angiostrongylus cantonensis, que pode atingir o sistema nervoso central antes de se alojar nos pulmões. Já a esquistossomose é causada por parasitas que se desenvolvem em caramujos de água doce, sendo um problema recorrente em áreas alagadas.

“O ser humano participa do ciclo como um “hospedeiro acidental” do verme ao ingerir alimentos contaminados pelo contato com secreção do animal. Outra forma de contágio é o consumo não recomendado desses moluscos parasitados.”, explica Douglas.

A Secretaria de Saúde (Semsa) reforça que a população deve evitar o contato direto com lesmas e caramujos, e adotar medidas preventivas no dia a dia. Entre elas, lavar bem frutas e verduras, cozinhar os alimentos adequadamente e manter o ambiente limpo, sem acúmulo de matéria orgânica como restos de comida e lixo exposto.

Caso sejam encontrados caramujos ou lesmas em quintais, ou áreas residenciais, a orientação é realizar o manejo com segurança:

            1.         Utilize luvas nas mãos;

            2.         Recolha os moluscos e coloque-os em um balde com água e solução de água sanitária ou hipoclorito de sódio;

            3.         Após a morte dos animais, descarte-os em sacos plásticos resistentes como lixo comum, preferencialmente quebrando as conchas para evitar acúmulo de água.

O uso de pesticidas para combater a infestação não é recomendado devido à toxicidade dessas substâncias, que podem prejudicar o solo e o meio ambiente.

Segundo a Semsa, é fundamental também remover ovos que possam estar próximos aos caramujos, para evitar nova proliferação. Em áreas públicas ou em casos de infestação mais intensa, os moradores podem acionar o apoio dos Agentes de Combate às Endemias pelo WhatsApp: (94) 99195-1669.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás - PA

Canaã dos Carajás - Pará

Sobre o município
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 20h02
24°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

25° Sensação
0.77 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (1.08mm) Chance de chuva
Amanhã (19/04)

Mín. 21° Máx. 32°

Chuvas esparsas
Amanhã (20/04)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio