A água é a principal fonte de hidratação ao organismo. Quando a ingestão do líquido é insuficiente, o corpo pode apresentar sintomas de desidratação.
Em casos graves, desidratação pode evoluir para queda da pressão arterial, perda de consciência, convulsão, coma, falência de órgãos e morte.
Para evitar as consequências, a nutricionista Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão, citou os principais sintomas de quem deixa de se hidratar.
Confira:
Há a necessidade de pelo menos 500 ml de consumo de água logo ao acordar. “Durante o sono, nosso organismo consome muita água para continuar funcionando e, por isso, já acordamos desidratados, com necessidade de reposição. Tanto faz se ela está fria ou em temperatura ambiente para hidratar. A água gelada tem um leve efeito acelerador do metabolismo já que obriga o corpo a trabalhar pra subir a temperatura novamente e a morna, um leve efeito digestivo e porque facilita a digestão das gorduras”, diz Cintya.
A água com gás, água de coco, sucos e chás auxiliam na hidratação diária. A diferença que o gelo não é fonte de hidratação, que pode compor suas bebidas, mas não serve pra substituí-las, visto que a quantidade de água em um cubo de gelo é pequena.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 37°
Parcialmente nublado