Apesar de campanhas e ações educativas com o intuito de combater a negligência no trânsito e as possíveis mortes e acidentes, muita gente ainda insiste em dirigir após consumir bebida alcóolica. No último final de semana, em Marabá, três casos de embriaguez ao volante foram registrados pela polícia.
Na noite de sábado (18) por volta das 21h, um caminhão trator foi abordado por agentes do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) na VP 03, no Núcleo Nova Marabá. Durante a blitz que estava sendo realizada, o condutor foi abordado e convidado a realizar o teste do etilômetro, já que ele estava com os olhos vermelhos e forte odor de álcool. Foi constatado 0,6 miligramas de álcool por litro ar alveolar e ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.
Os outros dois casos aconteceram na noite de domingo (19). O primeiro por volta das 21h, quando um condutor de um automóvel estava transitando pelo Bairro Araguaia e foi abordado pela equipe policial que realizava rondas na localidade.
Bastante irritado e alterado, o motorista realizou o teste do etilômetro, que registrou 0,48mG/L e se recusou a comparecer na sede policial. Os agentes precisaram conter o motorista e algemá-lo para que fosse levado à Seccional. O veículo foi entregue para a esposa do condutor.
O segundo caso de alcoolemia registrado no domingo foi no trecho entre os Núcleos Morada Nova e São Félix. A equipe do Tático 04 fazia rondas no perímetro quando avistou o condutor de um automóvel invadindo a BR-222 e quase causando um acidente com outro veículo.
A equipe policial viu toda a cena e realizou a abordagem do motorista, que se recusou a realizar o teste do bafômetro.
Apresentando sinais de embriaguez, sonolência, agressividade, fala desorientada e exaltação, os policiais precisaram utilizar spray de pimenta para que ele fosse contido. Mesmo assim, o motorista continuou resistindo e foi algemado e conduzido à 21ª Delegacia de Polícia Civil.
Como papel social, o Correio de Carajás alerta que quem dirige após ingerir bebida alcoólica coloca em risco a vida não apenas do motorista, mas dos passageiros do veículo e das pessoas à sua volta.
Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos, fazendo com que o condutor perca suas habilidades para dirigir.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 38°
Tempo limpo