Thursday, 19 de September de 2024 13:42
5594991038113
Pará MORTE POR INTOXICAÇÃ

Três morrem após comerem peixe baiacu em Salinas, no Pará

As três vítimas morreram após consumirem a carne do peixe baiacu, considerado um dos animais mais venenosos do mundo. Uma quarta pessoa segue internada.

23/02/2024 08h34 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Plantão Fonte: DOL
Baiacu tem uma potente e letal toxina presente em seu fígado. Consumo do peixe deve seguir cuidados extremos | Reprodução
Baiacu tem uma potente e letal toxina presente em seu fígado. Consumo do peixe deve seguir cuidados extremos | Reprodução

No mundo animal, as adaptações biológicas de cada espécie foram moldadas a partir do meio onde elas estão inseridas e da dinâmica de vida a qual são submetidas. A evolução, proposta por Charles Darwin, prega que a seleção natural é a responsável pelas modificações que cada bicho sofreu ao longo dos anos como forma de se adaptar às dificuldades e sobreviver no meio ambiente

Uma das espécies que sofreram adaptações biológicas fascinantes é o tetraodontidae, mais conhecido como baiacu. Ele é um dos animais mais venenosos do mundo. Mesmo assim, há quem faça consumo do peixe, apesar dos riscos.

Três pessoas da mesma família morreram após ingerirem a carne de baiacu na noite da última quarta-feira (21). O incidente ocorreu na vila de Alto Pindorama, na zona rural do município de Salinópolis, no nordeste do Pará.

De acordo com o repórter Jefferson Moraes, da RBATV Salinópolis, quatro pessoas da mesma família fizeram a ingestão do baiacu sem os devidos cuidados para evitar a contaminação pelo veneno tetrodotoxina, presente no fígado do peixe.

Identificadas como Luiz Carlos Fonseca, Antônio Denilde e Elinete, as vítimas foram a óbito depois de sofrerem insuficiência cardíaca intensa. Dois deles chegaram a ser encaminhados para o Hospital Regional de Salinópolis, mas não resistiram. O terceiro morreu em casa.

A quarta pessoa intoxicada segue internada na unidade hospitalar sob cuidados médicos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), que confirmou o caso, a Polícia Científica foi acionada para fazer a perícia e remoção dos corpos e a Polícia Civil do Pará deverá investigar mais detalhes sobre o incidente.

Informações de conhecidos das vítimas dão conta de que eles costumavam se reunir para consumir caldeiradas de peixes de espécies diversas enquanto consumiam bebidas alcoólicas, mas não é possível confirmar que isso ocorreu desta vez.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 11h02
28°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 40°

31° Sensação
2.57 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)

Mín. 24° Máx. 40°

Tempo limpo
Amanhã (21/09)

Mín. 25° Máx. 40°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio