Quinta, 07 de Novembro de 2024 22:43
5594991038113
Mundo CONTEÚDO PREJUDICIAL

TikTok é processado nos EUA por viciar crianças

A plataforma de vídeos TikTok está sendo processada por 14 estados dos EUA por conteúdo prejudicial e viciante à crianças. Entenda!

09/10/2024 08h57
Por: Redação Plantão Fonte: SBT News
Segundo os estados, o TikTok é responsável por criar conteúdos viciantes à crianças e jovens. | Foto: Divulgação/Freepik
Segundo os estados, o TikTok é responsável por criar conteúdos viciantes à crianças e jovens. | Foto: Divulgação/Freepik

A plataforma de vídeos curtos TikTok foi criada em 2024. Inicialmente com o nome de 'Musical.ly', o aplicativo foi desenvolvido inicialmente para que as pessoas postassem vídeos dublando músicas. Posteriormente foi aprimorado e tornou-se viral, sendo mundialmente utilizado, com diferentes nichos de assuntos na plataforma e fazendo sucesso entre influencers, os chamados 'tiktokers'.

Nesta terça-feira (08), a rede social foi processada por 14 estados dos Estados Unidos por prejudicar e não proteger jovens e crianças. As ações foram movidas separadamente, o que aumentam ainda mais a disputa legal que há entre a empresa chinesa e os reguladores, que querem aplicar penalidades financeiras contra a companhia.

Na ação, os estados alegam que o TikTok usa conteúdo viciante de forma intencional, o que faz com que crianças e jovens permaneçam na plataforma por muito mais tempo e com maior frequência.

Além do conteúdo viciante, os estados também acusam o TikTok de expor por muito tempo os usuários a anúncios.

“Os jovens estão enfrentando problemas de saúde mental por causa de plataformas de mídia social viciantes como o TikTok”, disse a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, para a agência de notícias Reuters.

A plataforma rebateu as críticas de que não protege as crianças. "Na verdade, oferecemos salvaguardas robustas para adolescentes e pais.", disse.

Crianças viciadas em telas

O procurador-geral de Washington DC, Brian Schwalb, alegou também que o TikTok opera um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado, utilizando recursos de transmissão ao vivo e moeda virtual.

Schwalb ainda afirmou à agência de notícias Reuters que a plataforma "é perigosa por design, sendo um produto intencionalmente viciante, projetado para deixar os jovens viciados em suas telas."

No processo do estado de Washington, a acusação inclui a facilitação da exploração sexual de usuários menores de idade, argumentando que a transmissão ao vivo e a moeda virtual do TikTok "operam como um clube de striptease virtual sem restrições de idade".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 19h02
26°
Neblina

Mín. 22° Máx. 35°

28° Sensação
0 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (18.95mm) Chance de chuva
Amanhã (08/11)

Mín. 21° Máx. 35°

Chuvas esparsas
Amanhã (09/11)

Mín. 23° Máx. 38°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio