O Dia Estadual da Juventude, celebrado nesta segunda-feira, 4, reforçou a importância da construção de políticas públicas voltadas para os jovens. Criada em novembro de 2016, a data representa o fortalecimento e criação do diálogo com os poderes que constituem o
Estado para discutir, propor e monitorar políticas públicas, programas e projetos necessários para a juventude em diversos setores como educação, geração de emprego, saúde, cultura, esporte e lazer, pesquisa, segurança pública, etc.
Conforme os dados divulgados pelo "Boletim da Juventude 2024" divulgados pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), o Pará tem mais de 2 milhões de jovens, o que representa 1/4 da população do estado e para alguns especialistas isso é uma oportunidade de crescimento social, já que esta população será ativa pelas próximas décadas e, portanto, precisam que seus direitos sejam assegurados.
"Devemos lembrar que a juventude de hoje será a população ativa nas próximas décadas, o que só será possível com a proteção de seus direitos. Com esforços dos governos e da sociedade, o momento atual pode se tornar favorável para empreender ações que alcancem, dentre outras finalidades, a redução da mortalidade infantil, o empoderamento de meninas e mulheres, investimento no capital humano juvenil, crescimento econômico, redução da pobreza e inclusão produtiva dos jovens", informa Márcio Ponte, titular da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural (Diepsac) da Fapespa.
Nos últimos anos, o governo estadual tem investido cada vez mais na juventude do estado criando políticas públicas nas mais diversas áreas como forma de fortalecer o protagonismo e assegurar os direitos desta população.
Geração de Emprego -No Pará, 6.756 jovens aprendizes foram contratados somente em 2024, com destaque para os municípios de Belém, Parauapebas, Ananindeua, Marabá e Castanhal. Segundo os dados do Dieese/PA, com base no Cadastro Geral dos Empregos e Desempregados - CAGED, este número representa um crescimento de 28% sobre o mesmo quantitativo contratado no mesmo período do ano passado.
"O Pará tem mantido uma trajetória positiva na geração de empregos e na movimentação da economia. Isso tem sido observado no número de vagas geradas ao longo desses meses. Somos líderes entre os estados da região norte e o 12º no ranking nacional. Estes resultados são reflexo do esforço e pujança da economia paraense, dos grandes investimentos em obras públicas e capacitação que o Governo do Estado vem fazendo, principalmente em um ano que antecede a COP 30. Esses investimentos também tem alcançado a juventude. Com a chegada da COP isso tende a aumentar, visto que as empresas procuram contratar um público com vigor e imerso nas novas tecnologias e atualizações do mercado, características muito presente entre os jovens do nosso estado", falou o Secretário de Estado da Seaster, Inocencio Gasparim.
Cidadania -As Usinas da Paz estão mudando a realidade de milhares de paraenses, principalmente dos jovens, com oferta de serviços em diversas áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Desde 2022, quando foi inaugurada a primeira unidade, já foram garantidos mais de 6,8 milhões de atendimentos à população.
Jhonny Passos, EstudanteJhonny Passos, portador de TDAH, fala que as atividades da Usina da Paz da Condor tem mudado a sua vida. Ele tem 22 anos e tinha dificuldade com a leitura. "Tenho dificuldades com muitas coisas, mas a leitura é uma das principais. Aqui na Usina da Condor, eu faço aulas e aprendi a ler melhor, fazer coisas que não fazia. Também faço aulas de Muay Thai e antes eu não fazia nada em casa, ficava parada e agora não. E isso melhorou muito a minha vida", disse o estudante.
Aline Amaral, de 15 anos também é moradora do bairro da Condor, e ressaltou a importância que projetos como a UsiPaz melhoram a vida dos jovens. "Desde quando entrei na Usina muita coisa mudou, muita coisa melhorou. Eu sou aluna da turma de balé e quem me matriculou aqui foi minha avó. Tudo melhorou. Meu psicológico é outro. Parei de ter crises de ansiedade. E não é só o balé, aqui tem vários projetos e é ótimo. Me ajudou e também ajuda muitas outras pessoas", afirmou.
Educação -O Programa ‘Bora Estudar’ foi lançado em maio deste ano pelo Governo do Pará visando oferecer créditos de R$ 10 mil para alunos que tiverem bom desempenho escolar. Segundo dados da Seduc, até o momento cerca de 17 mil alunos de escolas públicas estaduais já foram contemplados com a bonificação.
O Secretário de Estadual de Educação, Rossieli Soares, falou sobre a importância de programas que valorizam e dão protagonismo aos jovens do estado. "Desde o ano passado reconhecemos o desempenho excepcional de nossos estudantes com o Bora Estudar, um programa que tem transformado a vida deles e das famílias também. Em março do próximo ano, com a realização da Conferência infantojuvenil sobre Educação, Mudança e Clima (CYC), será o momento de mostrar o protagonismo dos nossos jovens na criação e realização de ideias, da conscientização dessa juventude que é replicadora de boas práticas, hoje na comunidade escolar, nas suas famílias, e amanhã, mundo afora", disse.
Ele também ressaltou a importância do Governo festejar o Dia Estadual da Juventude. "Nesse dia da juventude devemos sempre lembrar a importância de garantir todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de nossos estudantes, para poderem conquistar seus sonhos, assim como estimularmos em cada um deles o protagonismo juvenil, para poderem ir além", afirmou o secretário da Seduc.
Mahara Souza, é estudante do ensino médio no município de Bragança e este ano recebeu o cheque do programa ‘Bora Estudar’. Para ela, o benefício fez a diferença e reforça a importância da educação para os jovens. "Esse benefício tem uma grande importância, principalmente para reforçar a ideia de que a educação é a resposta para tudo, e é uma forma de possibilitar um futuro muito melhor para nós. Tanto para os estudantes, quanto para as famílias que também receberam com eles. Esse recurso é fundamental para melhorar meu espaço de estudos em um ambiente mais confortável, motivando a continuar mantendo o foco nos estudos e como irei fazer o vestibular, esse benefício chegou em um bom momento".
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 30°
Chuva