Terça, 12 de Novembro de 2024 19:31
5594991038113
Saúde SAÚDE

Como prevenir a meningite? Veja dicas disponibilizadas pela Vigilância Epidemiológica

Vacinação e hábitos de higiene podem ajudar a evitar a doença

06/11/2024 07h25
Por: Redação Plantão Fonte: O Liberal
Vacina meningocócica ACWY conjugada, que protege contra quatro tipos de meningite (Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
Vacina meningocócica ACWY conjugada, que protege contra quatro tipos de meningite (Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

Nesta terça-feira (5), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), divulgou uma série de recomendações para população sobre a importância de reconhecer os sintomas da meningite e adotar medidas preventivas. Por meio da Coordenação da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), a Sespa orienta que medidas como seguir corretamente o protocolo da vacinação e assumir hábitos de higiene podem fazer a diferença. 

"É importante que a população busque atendimento médico imediatamente ao notar sintomas. A prevenção e a vacinação são nossas melhores ferramentas contra essa doença. Cuidar da saúde é uma responsabilidade coletiva e pequenas ações podem fazer uma grande diferença na proteção de todos", enfatiza a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Adriana Veras.

Cumprir o calendário vacinal

A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a meningite. Embora a vacina contra o sorogrupo B não seja disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental que os cidadãos mantenham o calendário vacinal atualizado com as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), como a Meningocócica C e ACWY, que estão disponíveis na rede pública e devem ser aplicadas conforme as faixas etárias recomendadas.

Atendimento médico imediato

É importante que a população esteja atenta aos sinais da doença. Em caso de febre alta acompanhada de dois ou mais dos seguintes sintomas: vômitos, dor nas articulações, manchas no corpo, rigidez de nuca e convulsões, ou febre com pelo menos rigidez de nuca, procure imediatamente um serviço de saúde. O tratamento precoce pode ser decisivo para a recuperação e diminui o risco de complicações.

Prevenção e cuidados gerais

  • Higiene das Mãos: lave as mãos frequentemente, especialmente após o uso de banheiros e antes de comer.
  • Evite Compartilhamentos: não compartilhe objetos pessoais, como copos, talheres e toalhas.
  • Alimentação Balanceada: mantenha uma dieta nutritiva e equilibrada.
  • Ambientes Ventilados: prefira locais bem iluminados e ventilados, e mantenha a limpeza em casa, especialmente em quartos e salas.
  • Evitar Aglomerações: locais fechados e com muitas pessoas aumentam o risco de transmissão de doenças. Sempre que possível, evite esses ambientes.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 18h02
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

28° Sensação
0 km/h Vento
78% Umidade do ar
43% (0.41mm) Chance de chuva
Amanhã (13/11)

Mín. 21° Máx. 35°

Chuvas esparsas
Amanhã (14/11)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio