Sexta, 04 de Abril de 2025 07:11
5594991038113
Pará ACIDENTE AÉREO

Avião de pequeno porte que transportava droga cai no nordeste do Pará

A aeronave era ocupada por dois homens. Ninguém morreu

20/02/2025 19h22 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Plantão Fonte: O Liberal
A imagem em destaque mostra o avião que caiu (à esquerda) e a droga que a aeronave transportava (à direita). (Foto: Reprodução | Redes sociais)
A imagem em destaque mostra o avião que caiu (à esquerda) e a droga que a aeronave transportava (à direita). (Foto: Reprodução | Redes sociais)

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (20/2), na zona rural de Bonito, município no nordeste do Pará. De acordo com as autoridades, a aeronave transportava uma carga com cerca de 30 kg de cocaína e era ocupada por dois homens que seriam naturais da Bolívia. Ninguém morreu. Os suspeitos foram detidos pela Polícia Civil e Militar.

As informações policiais são de que o núcleo de inteligência do Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII) já realizava o monitoramento da aeronave, que iria pousar no Município de Bonito. Conforme a polícia, o avião iria pousar na área conhecida como Travessão L, na zona rural, área de plantações e pouco movimentada. A apuração, ainda segundo as autoridades, aponta que os suspeitos pretendiam desembarcar a droga no local. 

Conforme a polícia, no momento em que o avião caiu, os suspeitos estavam realizando a manobra para pousar e teriam avistado as guarnições. Os homens tentaram decolar novamente, mas colidiram com uma árvore e a aeronave caiu. Após a interceptação, os policiais encontraram a carga com 30 tabletes de substância semelhante à cocaína. Os suspeitos, que estavam feridos devido ao acidente, foram conduzidos até o Hospital Regional para atendimento médico.

Posicionamento

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), informou que o evento envolvendo uma aeronave no município de Bonito (PA), nesta quinta-feira (20/02), não será investigada pelo SIPAER.

“Os trabalhos desenvolvidos pelo Centro têm como objetivo único a prevenção de acidentes, conforme prevê o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944, da qual o Brasil é signatário. É importante salientar que as investigações conduzidas pelo Cenipa não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente. Mas indicam possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica”, informaram.

O órgão ainda esclareceu que o Sipaer poderá decidir pela não instauração ou pela interrupção das investigações em andamento, caso a situação seja de aeronaves envolvidas em atos ilícitos dolosos relacionados à sinistro ou quando a investigação não contribuir para a prevenção de novos incidentes ou acidentes aeronáuticos.

A Redação solicitou mais informações sobre o caso para as polícias Civil e Militar, e não teve retorno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 06h02
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 33°

23° Sensação
0.4 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (9.39mm) Chance de chuva
Amanhã (05/04)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuva
Amanhã (06/04)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio