Friday, 20 de September de 2024 13:25
5594991038113
Polícia Segurança

Pará fortalece o Sistema de Segurança Pública com mais 202 policiais civis

Governador Helder Barbalho reforçou o compromisso de estruturar o quadro de agentes de segurança principalmente no interior

05/05/2023 06h20
Por: Redação Plantão Fonte: Agência Pará
concluintes
concluintes

A Polícia Civil do Pará vai contar com mais 202 integrantes, entre delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas, que irão fortalecer o Sistema de Segurança Pública. Durante a solenidade de encerramento do Curso de Formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol), nesta quinta-feira (04), no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o governador Helder Barbalho reforçou o compromisso do governo de estruturar o quadro de pessoal, principalmente no interior. Agora, os novos policiais civis aguardam as nomeações para iniciarem a atuação nos 144 municípios paraenses.

No evento, que teve a participação da vice-governadora Hana Ghassan, o governador ressaltou que "estamos estruturando as delegacias para que plenamente possam atender a Polícia Judiciária, fortalecendo as investigações, elucidando casos e, acima de tudo, garantindo com que o Sistema de Segurança Pública do Pará possa trazer paz para nossa população".

 

Equipamento de raios X portátil adquirido pelo governo do Estado para aprimorar o trabalho da Polícia Civil

 

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), repassou durante a solenidade um equipamento de raios X portátil, modelo Viken, para a Polícia Civil do Pará, um investimento de R$ 630 mil do Tesouro Estadual. Assim, o Pará torna-se pioneiro dentre os estados brasileiros a adquirir esse recurso, que será utilizado pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). No Brasil, apenas a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal possuem o equipamento.

"Além do investimento em pessoal, que neste momento chega a 1,5 mil novos colaboradores da Polícia Civil no contexto de todos os concursos públicos, o que representa 40% de incremento no efetivo, investimos também em tecnologia com aparelhos scanner, que estarão fortalecendo o combate ao narcotráfico e apoiando, para que possamos combater a criminalidade por todo o Pará. Esta tem sido uma prioridade do nosso governo. Particularmente, a nossa vice-governadora tem atuado para que possamos ampliar as delegacias especializadas no atendimento à mulher, como também de combate à violência contra adolescentes e outras delegacias especializadas. Estamos ampliando o efetivo feminino para que o acolhimento à vítima seja dado por mulheres que estejam qualificadas e preparadas, para ser um ambiente que combata a criminalidade, ao mesmo tempo em que atue para diminuir o trauma que aquela cidadã possa ter sofrido", complementou Helder Barbalho.

 

Concluintes do curso de formação da Acadepol, que atuarão no Sistema de Segurança Pública do Pará

 

Servir ao povo do Pará - Leandro Benício terminou o curso e será nomeado delegado. "A sensação é de gratidão. O curso de formação foi de muito aprendizado. Estamos preparados para servir ao povo do Pará. O governo prometeu e cumpriu fielmente, e agora estamos prontos para tomar posse muito em breve", disse o futuro servidor da Polícia Civil.

Elen Cristina Lopes da Silva vai atuar como investigadora. "É uma honra muito grande integrar a Segurança Pública do Estado onde nasci e me criei. É um sonho de menina que se realiza, e eu espero contribuir da melhor forma", afirmou.

 

Governador Helder Barbalho e o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende

 

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, lembrou que os novos servidores se juntam a um incremento de quase mil servidores que entraram na Segurança Pública do Pará no ano passado. "Isso vai permitir que a PC-PA amplie seus quadros, principalmente do interior, das nossas delegacias de atendimento à mulher e outras especializadas. Certamente, é compromisso do governador do Estado em fortalecer a segurança pública, e esses novos servidores vão oxigenar ainda mais a nossa ação no Estado do Pará. A gente busca, cada vez mais, a qualificação e preparação desses agentes, para que o atendimento seja de qualidade ao usuário. Nossa Academia está entre as melhores do país", enfatizou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 11h02
30°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 40°

34° Sensação
3.09 km/h Vento
65% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)

Mín. 25° Máx. 40°

Tempo limpo
Amanhã (22/09)

Mín. 27° Máx. 40°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio