Domingo, 20 de Julho de 2025 16:50
94981188340
Cidades JUSTIÇA

Em reunião no Idurb, Ministério Público reúne-se com empresários de chacreamentos ilegais na busca por soluções

Promotoria de Justiça Agrária alerta sobre as inseguranças socioambientais e jurídicas da venda ilegal de terrenos e chácaras e propõe conciliação

05/07/2025 13h43
Por: Redação Plantão Fonte: ASSCOM/PMCC
Foto: Gustavo Bezz
Foto: Gustavo Bezz

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), realizou reunião com empresários de loteamentos ilegais na zona rural e demais profissionais que compõem esse mercado sobre os crimes e penalidades decorrentes dessa atividade. O encontro aconteceu na sede do Idurb, na sexta-feira (4). A promotora de Justiça Agrária do MPPA, Alexssandra Muniz Mardegan, presidiu a reunião e recomendou a suspensão da comercialização, propaganda e abertura de novos empreendimentos até que as regularizações sejam realizadas. A Prefeitura de Canaã participou do evento como convidada do MPPA e irá conduzir os trabalhos de criação das normas e diretrizes a partir das recomendações do Ministério Público.

Segundo o Ministério Público, os chacreamentos precisam ser regularizados, devidamente registrados e oferecer infraestrutura mínima conforme preconiza a Legislação. “É preciso ter consciência de que parcelar o solo em áreas urbanas ou rurais de forma irregular é crime e coloca tanto empresários como as famílias consumidoras em risco. Viemos buscar conciliação para evitar processos jurídicos criminais”, afirmou a promotora de Justiça Agrária.

A solução proposta pelo MPPA é a criação de uma força-tarefa que envolva o comprometimento dos empreendedores com a regularização e o cumprimento dos requisitos de infraestrutura através da assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

“Nossa intenção é buscar diálogo para evitar embargos. Todo o município vai se unir para que a Lei seja cumprida, as famílias consumidoras sejam protegidas e Canaã continue atrativa para investimentos”, afirmou o presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano, Geam Meirey.

Foto: Gustavo Bezz

A prefeita Josemira Gadelha abriu o evento e cobrou de todos os loteadores responsabilidade. “Nós sabemos que Canaã cresce anualmente e os empresários são importantes para oferecer soluções para as demandas habitacionais. Entretanto, tudo precisa ser feito dentro da Lei. Estamos aqui para ampliar a comunicação e nos colocar à disposição para desenvolver os mecanismos para atender esse mercado e dar segurança às famílias consumidoras”, afirmou a prefeita.

Foto: Gustavo Bezz

Por Vinícius de Paula

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás - PA

Canaã dos Carajás - Pará

Sobre o município
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 13h41
33°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

32° Sensação
2.57 km/h Vento
33% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 21° Máx. 37°

Tempo limpo
Amanhã (22/07)

Mín. 22° Máx. 35°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio