“Hoje é um dia de muita felicidade para nós moradores da vila. Há sete anos, na seca era poeira e buraco, na chuva, só lama. Hoje tem asfalto de qualidade. Mudou da água para o vinho”. O famoso senhor Tião, uma das lideranças da Vila dos Imigrantes, teve muitos motivos para comemorar na manhã do último sábado (22). A comunidade recebeu a entrega do asfaltamento na localidade. Foram mais 9 km de urbanização, implantados pela prefeitura com recursos próprios. E, na oportunidade, 10 famílias foram contempladas com o Cartão Reforma e Construção.
A obra compreendeu o asfaltamento da VS-48 e VP-47, somando 7,9 Km de asfalto, com pista com ciclofaixa, drenagem superficial e sinalização de trânsito horizontal e vertical. Além da urbanização das vias internas da vila com 2,4 km de asfalto, 4 mil metros de meio-fio, iluminação em LED e sinalização de trânsito. O projeto e a execução da obra foram realizados pelos servidores da Secretaria de Obras, representando “uma economia de 50% em relação à terceirização do serviço”, segundo o vice-prefeito e secretário de obras, Zito Augusto.
Vila dos imigrantes é a localidade que mais recebeu o Cartão Reforma e Construção
E para abrilhantar o evento, a Secretaria Municipal de Habitação realizou a entrega de cartões Reforma e Construção para 10 famílias da comunidade. No total, 55 famílias da localidade receberam o benefício, que possibilita o acesso de até R$ 80 mil para melhorias ou levantamento de habitações. Um dos beneficiados foi o pedreiro Santana de Sousa da Costa. Ele não escondeu a emoção ao receber o cartão: “Essa é uma das melhores coisas que aconteceu em minha vida. Não tenho palavras para descrever a gratidão. Daqui para frente é só felicidade,”, concluiu.
Segundo o secretário de habitação Oribes Primo, proporcionalmente, a Vila dos Imigrantes é a comunidade que mais recebeu cartões. “São mais dez famílias que terão uma moradia mais digna, lar mais seguro, sem goteiras. Já temos 30 casa novas sendo edificadas e 15 em reforma. É uma alegria sem tamanho ver o sorriso no rosto dessas famílias. O Poder Público continua interessado em desenvolver essa localidade.”, afirmou.
Prefeitura vai construir espaço de lazer e levar oficinas da Funcel à vila
Um dos destaques do evento foi a apresentação do projeto da praça e quadra poliesportiva da comunidade. Com uma área total de 2.858 m², a obra contempla parque infantil, academia ao ar livre, mesas para jogos, mobiliário urbano, banheiros, quadra poliesportiva coberta com arquibancadas, iluminação e paisagismo. A área foi cedida à prefeitura pelo morador senhor Tião. “Para nós vai ser uma maravilha, um espaço de qualidade para nossas crianças brincarem.”, revelou.
Além da praça, a Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), estuda a utilização de um local para levar à comunidade as oficinas dos projetos Nic e Nies, dando aos moradores acesso às aulas de dança, artes marciais e música. Para o diretor da autarquia, Carlinhos da Funcel, a expectativa para a Vila dos Imigrantes são as melhores: “a prefeitura municipal sempre esteve presente aqui, trabalhando a infraestrutura da localidade. Agora, poderemos investir em atividades para os moradores. É uma rica oportunidade para avançarmos no desenvolvimento do nosso povo.”, afirmou.
Josemira anunciou que a Vila dos Imigrantes terá Unidade de Saúde em breve
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha presidiu a cerimônia e afirmou que a comunidade receberá uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Quinzenalmente, a prefeitura fornece transporte aos moradores para receberem atendimento na UBS do bairro Alto Bonito.
Em discurso, a governante falou do interesse da gestão em beneficiar a vila. “Desde o primeiro dia que assumi o cargo, os Imigrantes foi uma prioridade. E hoje, é maravilhoso ver essa comunidade florescendo com uma infraestrutura de primeira. Agora, teremos esporte e cultura”, completou. Ela encerrou o evento, parafraseando o livro de Josué, da Bíblia Sagrada: “‘Não fui eu que te escolhi? Seja forte e corajoso’. Vamos prosseguir firmes, todos os dias, cuidando do social, cuidando das pessoas. É uma missão de vida”, afirmou.
Vila dos Imigrantes é exemplo de apoio do governo municipal
Além dos benefícios do Cartão Reforma e Construção, das 350 pessoas que vivem na comunidade, 124 recebem assistência, sendo 122 com Auxílio Alimentação, 1 com Auxílio Gás e 1 com Auxílio Energia.
E por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social chegam, semanalmente, 224 litros de leite para 32 famílias da comunidade, cadastradas no Programa Leite É Vida, que visa garantir a nutrição adequada de crianças e adultos em vulnerabilidade social.
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 24° Máx. 38°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Chuva