A campanha novembro azul traz como principal proposta a conscientização e prevenção do câncer de próstata. O número de diagnósticos da patologia aumentou em 32% de 2020 a 2024 no Brasil em pessoas com até 49 anos de idade, segundo dados do Ministério da Saúde.
De modo geral, a neoplasia se forma após a produção inadequada e exagerada de células que se multiplicam no corpo e formam um tumor que afeta a próstata, glândula que fica localizada abaixo da bexiga. A doença é a segunda que mais acomete homens depois do câncer de pele.
O diagnóstico tardio pode ser perigoso. Por isso, é fundamental que o paciente inicie os exames preventivos, já que a idade pode ser um fator para o aparecimento da doença. “Quanto mais idoso, maior a chance de ter câncer de próstata. Mas a gente já começa a fazer o rastreio a partir dos 45, 50 anos”, alerta Emília Susume, urologista da Hapvida.
O câncer de próstata apresenta fatores de risco que devem ser observados, como alerta Susume. “Sedentarismo, obesidade e genética. Se você tem histórico de câncer na família com pai, irmão, irmã, tem muito mais chance de ter a doença também”, afirma.
Adotar uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos e controle de peso podem reduzir o risco para o aparecimento da doença. “Se alimentar de maneira adequada, inserindo alimentos à base de licopeno (pigmento de cor vermelha e antioxidante) ajuda na diminuição do risco”, orienta.
Da mesma forma que as mulheres, os homens também precisam olhar com mais atenção para a própria saúde e isso envolve um enfoque integral. Não basta apenas a realização de exames preventivos, mas também o cuidado e a conscientização da importância de se adotar práticas salutares na rotina diária.
“O novembro azul vai muito além do combate ao câncer de próstata. Ele envolve muito mais que isso e chama a atenção para o cuidado da saúde do homem. Todos esses cuidados, como diminuir a obesidade e o consumo de alimentos ultraprocessados, adotar uma alimentação correta, praticar exercícios físicos e mais que isso, cuidar da saúde mental são importantes para uma saúde holística”, afirma a especialista.
Além das medidas acima descritas pela especialista, outros cuidados também podem ser adotados:
SAÚDE Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
SAÚDE Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
HIV Anticorpo neutraliza 98% das variantes do HIV, aponta pesquisa
SAÚDE Campanha alerta para riscos da diabetes à visão
SAÚDE Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro
SAÚDE Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98% Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 37°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 37°
Parcialmente nublado

Bastidores da Política Governadores de oposição pedem mais 1 mês para discutir PL Antifacção
Mundo dos Famosos Registro raro do Google Maps mostra Marília Mendonça jovem; veja
Mundo dos Esportes Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta! 

