Thursday, 19 de September de 2024 18:55
5594991038113
Cidades TRÂNSITO

Infrações de trânsito podem levar à retenção de veículos pela Secretaria de Segurança Pública Viária em Canaã dos Carajás

As diárias e despesas para remoção do veículo apreendido seguem as normas federais e municipais aprovadas pelos legisladores; medidas visam aumentar a segurança no trânsito

17/11/2023 07h43
Por: Redação Plantão Fonte: ASCOM/PMCC
Imagem/divulgação
Imagem/divulgação

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que as diretrizes para a fiscalização do trânsito incluem remoção e retenção de veículos, se necessário. Segundo a secretária de Segurança Pública e Viária, Lázara Almeida, “apesar do incômodo, a legislação existe para disciplinar os infratores, com o objetivo de proteger pedestres, ciclistas e condutores”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Viária (Semspuv), as infrações mais comuns relacionadas a retenção do veículo estão relacionadas a estacionamento irregular, acidentes de trânsito, licenciamento atrasado e falta de registro. O veículo retido pode ser liberado, desde que ofereça condições seguras para circulação e que as infrações anteriores sejam resolvidas – sendo entregue a um condutor regularmente habilitado.

As cobranças de remoção e diária estão regulamentadas pelo Art. 271 da Lei n.º 9.503/1997 (CTB) e pela Lei n.º 890/2019 do Código Tributário Municipal, utilizando a Unidade Fiscal Municipal (UFM), como principal meio de pagamento. De acordo com o Decreto n.º 1328/2023-GP, o valor da UFM é de R$ 21,17.

Dentro do contexto das normas de trânsito, os custos associados à diária e remoção de veículos variam de acordo com suas categorias e são cobrados durante um período de 6 meses.

Para veículos leves como ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos, os custos são calculados em 1 UFM para diária e 4 UFM para remoção. Já para veículos como automóveis, utilitários, caminhonetes e camionetas, a diária é de  4 UFM e a remoção de 7 UFM.

No caso de veículos pesados como ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-tratores, tratores de rodas, tratores mistos, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semirreboque e suas combinações, acima de quatro eixos, a diária é de 7 UFM e a remoção custa 12 UFM.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás - PA

Canaã dos Carajás - Pará

Sobre o município
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 17h02
33°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 40°

36° Sensação
2.06 km/h Vento
48% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)

Mín. 24° Máx. 40°

Tempo limpo
Amanhã (21/09)

Mín. 25° Máx. 40°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio