Sexta, 22 de Novembro de 2024 04:56
5594991038113
Cidades TRAGÉDIA NA PISTA

Aeroporto de Marabá é reaberto 12 horas após explosão, morte e feridos

Tragédia ocorreu menos de um mês depois que a empresa espanhola Aena Brasil assumiu a gestão do aeroporto no lugar da Infraero

18/12/2023 06h51
Por: Redação Plantão Fonte: Correio de Carajás
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Aeroporto de Marabá “João Correa da Rocha” segue interditado na manhã deste domingo, dia 17 de dezembro, após a explosão de um caminhão que realizava pintura na cabeceira 7 do aeródromo. Como resultado da explosão seguida de incêndio, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas.

A Reportagem do CORREIO levantou que a pista chegou a ser liberada no meio da madrugada, mas logo em seguida foi fechada novamente, por risco de acidente em pousos e decolagens porque ainda havia riscos e o Corpo de Bombeiros não havia feito vistoria no local. Ainda havia sedimentos grudados na pista, inclusive restos mortais.

Mas, por volta de 9 horas, após a limpeza completa e a vistoria dos bombeiros, a pista foi liberada. A Aena Brasil informou à reportagem do CORREIO que a pista teria sido liberada ainda na madrugada, sem informar a intercorrência citada acima.

A Reportagem do CORREIO conversou com um profissional que atua no ramo de pintura de vias púbicas e até mesmo de aeroportos há cerca de 30 anos. Ele informou que fica difícil avaliar o que pode ter ocorrido, porque nesse tipo de pintura não é usada tinta a quente, que é inflamável. Todavia, avalia a possibilidade de ter ocorrido algum problema com o compressor, a combustão, além de o veículo poder transportar algum tipo de solvente para diluir a tinta que transporta. “Esse produto é altamente inflamável, além do combustível do próprio caminhão”, ponderou o engenheiro da área de tráfego.

Ulisses Pompeu

A Assessoria de Imprensa da Aena Brasil informou que a empresa não vai divulgar os nomes das vítimas, e que esse trabalho cabe à terceirizada que executava o serviço, a qual não revelou o nome. Centenas de passageiros tiveram seus voos cancelados e realocados para outros dias e horários. É o caso de Monique da Silva Araújo, que mora em Marabá, mas está em Belém e pegaria voo na madrugada deste domingo pela Azul. Segundo ela, a companhia aérea informou no aeroporto que houve acidente em Marabá e que o voo fora cancelado. “Me deram opção para seguir para o aeroporto de Carajás, mas o translado rodoviário seria por minha conta. Como resolvi ficar em Belém, me colocaram num voo para segunda-feira, ao meio dia. Pagaram transporte de ida e volta, voucher de R$ 300 e não disponibilizaram hotel porque todos estariam lotados”, disse ela.

A Reportagem telefonou para o coronel Valtencir Pinheiro, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Marabá, para pegar mais informações sobre o acidente, mas ele não atendeu às ligações. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marabá - PA

Marabá - Pará

Sobre o município
Marabá é um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias. O povoamento de origem europeia da região de Marabá principiou no início do século XIX, porém, somente consolidou-se com a chegada de imigrantes árabes, goianos e maranhenses, em 1894. A emancipação municipal se deu em 1913, ocorrendo a elevação da sede para categoria de cidade em 1923.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 03h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

23° Sensação
0.76 km/h Vento
97% Umidade do ar
81% (1.15mm) Chance de chuva
Amanhã (23/11)

Mín. 22° Máx. 37°

Chuvas esparsas
Amanhã (24/11)

Mín. 22° Máx. 38°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio