A edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (27), traz o valor do salário mínimo em R$ 1.412, a partir de 1º de janeiro de 2024. O decreto é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Decreto n.º 11.864 detalha que o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 47,07, e o valor horário, a R$ 6,42. A medida aumenta o valor do salário mínimo em R$ 92, o que representa uma alta de 6,97%. O valor vigente em 2023 é de R$ 1.320.
O novo valor é R$ 9 menor do que o previsto pelo governo federal no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano, quando a estimativa era de R$ 1.421.
O aumento para 2024 contempla a lei sancionada por Lula que estabelece política de reajuste anual do mínimo. O aumento real, ou seja, acima da inflação, era uma promessa de campanha do presidente da República, sob a justificativa de que a medida aumenta o poder de compra das famílias.
A nova política de valorização do mínimo usa uma combinação de dois índices: a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses encerrados em novembro do exercício anterior ao do reajuste; e a variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, a partir de 1º de janeiro.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o INPC de novembro: 3,85%. A ele é somado ao PIB de 2022, que cresceu 3%, segundo dados revisados pelo IBGE. O valor exato obtido seria de R$ 1.411,95, mas a lei que instituiu a nova política de valorização do salário mínimo estabelece que, quando houver valores decimais, o valor seja arredondado para cima.
SÓ 5 ANOS DE IDADE Criança morre após mãe usar inseticida para matar piolhos
HUMILHAÇÃO Esposa de FHC faz queixa contra homem que filmou ex-presidente
72 HORAS Defesa Civil: veja o que incluir no seu kit de emergência
TRAGÉDIA NO RIO Carro cai em lago e mata 10 pessoas; 5 vítimas eram crianças
DIREITOS Dino marca audiência de conciliação sobre fim da escala 6x1
PROJETO DE LEI Bancos poderão reforçar segurança do Pix para maiores de 60 anos Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 37°
Chuvas esparsas

Bastidores da Política Decreto que regulamenta fim da 6x1 só deve sair após retorno de Lula
Mundo dos Famosos Esposa de FHC faz queixa contra homem que filmou ex-presidente
Tecnologia e Cinema Anatel impõe novas regras para combater golpes por SMS
Mundo dos Esportes Fifa anuncia nova Copa do Mundo e define país-sede 

