A tecnologia está em constante evolução. E parte dessa evolução parte do princípio de deixar para trás o que estiver obsoleto. É desta forma que funciona o mercado de celulares e aplicativos. Para incentivar o uso das novas tecnologias desenvolvidas nos aparelhos mais novos, os antigos vão perdendo suporte técnico e se tornam ultrapassados e praticamente sem funções.
Principal aplicativo de mensagens utilizado pelos brasileiros, o WhatsApp tem seu funcionamento suspenso a partir desta terça-feira (24) em aparelhos que utilizam o sistema operacional Android. A medida afeta apenas os celulares que ainda fazem uso da versão 4.1 (Jelly Bean) e 4.4 (KitKat), lançados em 2012 e 2013, respectivamente.
Desta forma, o aplicativo de mensagens da Meta — conglomerado empresarial que também é dono de outras redes sociais como Facebook, Instagram e Threads — só funciona normalmente em aparelhos que utilizam a versão 5.0 (Lollipop) do Android, de 2014, ou outras versões mais recentes.
Por enquanto, a medida ainda não afeta os usuários do sistema operacional iOS 12, da Apple, o mais antigo da "maçã" a suportar o WhatsApp.
O WhatsApp afirma que notifica os usuários com antecedência sobre o fim da compatibilidade do aplicativo com o sistema operacional. No entanto, a Meta e o Google, responsável pelo Android, não publicam uma lista de aparelhos cujo funcionamento do aplicativo de mensagens será interrompido.
Para consultar a versão do Android utilizada pelo seu aparelho, basta entrar nas configurações e seguir o passo a passo logo abaixo. Vale lembrar que, dependendo da interface usada pela marca do celular, os nomes usados podem ser outros.
Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 39°
Tempo limpo